Queimadas na Amazônia

21/09/2019

Há algum tempo, eu fiz novamente a dinâmica do "Vocês votam, eu escrevo', e com unanimidade, o tema das queimadas na Amazônia ganhou a votação, então vamos lá dizer o que eu acho sobre todo esse acontecimento que mobilizou praticamente o mundo inteiro.

Já se passaram alguns dias, desde que os olhos do mundo inteiro se voltaram para a maior floresta do planeta, responsável pela criação de vinte por cento do oxigênio da Terra. 

O fogo consumindo árvores e animais eram imagens que rodavam o mundo inteiro, mostrando o medo, desespero, sofrimento e revolta de povos indígenas, animais fugindo de seus habitats naturais e árvores raras sendo engolidas pelas chamas daquele enorme e devastador incêndio. Depois de três semanas pegando fogo e com sua visibilidade abafada pelas mídias sociais, os olhos do público se voltaram ao pulmão do mundo, e da forma que puderam, lutaram para que o desastre fosse contido, como uma doação de 20 milhões de dólares que foi cordialmente recusada por uma certa faixa presidencial, e foi o estopim para um caos "controlado" em todas as redes sociais. Bastou uma única fagulha, para acender todo um incêndio.  

Foram dias e dias como um dos assuntos mais comentados do mundo, a #PrayForAmazonia roudou o planeta, com artistas internacionalmente conhecidos pedindo mais competência das autoridades locais, as quais fechavam os olhos para essa luta e preferiam voltar seus olhares para comentários sobre suas esposas na internet, comparando-as como troféus a serem exibidos numa fina e elegante vitrine central. Parece que quando você tem vários seguranças ao seu redor, as chamas marginais não podem te afetar, mas e quando elas podem?

São Paulo anoitecendo às três horas da tarde, chuvas torrenciais nos centros urbanos causando alagamentos e perigo para a população, verão interrompido em pleno setembro, e o povo leigo fala que Deus deseja assim. Quanto tempo vamos durar até que o aquecimento global destrua tudo o que conhecemos? Até quando o planeta vai suportar? Terra, planeta água ou Mundo desumano e autodestrutivo? Você que está lendo esse texto, pense na sua família, você colocaria veneno na mesa para que todos comessem e logo depois, morressem lentamente em puro e intenso sofrimento? O que estamos fazendo com o planeta te parece diferente? Pois para mim não parece, enquanto vivemos ilusoriamente seguros em nossas casas, navegando na internet e assistindo séries de televisão, o mundo onde vivemos desmorona lentamente e podemos ver essa destruição através dos vidros das janelas, enquanto postamos mais uma foto no Instagram e o vidro suja com a poeira do ar lá fora.

Enquanto você fecha esse site e abre o Instagram para ver a próxima foto dos seus cantores favoritos, coloque nas pesquisas do Google apenas a frase "Amazônia em chamas" e veja as consequências do fogo generalizado, e antes que você vá embora, por favor veja a data do dia de hoje, talvez seja ímpar. 

Brasil acima de todos?

"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come."  Greenpeace 

Mayara Floripes - Recife, PE
Todos os direitos são reservados - 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora